Dicas > Conservação

 


Conservação e limpeza do aço inox

Conservação e limpeza do aço inox



Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, os detergentes suaves e neutros e os removedores a base de amônia, diluída em água morna e aplicada com um pano macio ou uma esponja de nylon. Depois basta enxaguar com água morna e secar com um pano ou uma flanela macia.
A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto, mas a limpeza rotineira, principalmente na nossa região litorânea, é o ponto fundamental para que seu produto esteja sempre bonito e com aparência de novo. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns, e seu uso constante, quase sempre removem aquelas manchinhas indesejadas que parecem ferrugem.
Nas ocorrências de sujeira mais intensa ou oxidação pela maresia, naqueles casos em que a limpeza não é feita periodicamente, você pode aplicar uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos com álcool de uso doméstico até formar uma pasta, usando uma flanela macia ou uma bucha de nylon para passar na superfície do aço inox. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com uma flanela macia.
Lembre-se que mesmo adotando os procedimentos normais de limpeza, existem cuidados que devem ser observados para preservar as características do seu produto. Abaixo uma pequena lista de produtos que são inimigos do aço inox, e não devem de maneira alguma, ser usados como produto para limpeza de sua superfície:
– Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido muriático (geralmente usado na limpeza da obra), removedores de tintas e similares, materiais com superfícies abrasivas, como esponjas de aço e similares.